Acerca de mim

A minha foto
eu chamo-me polly e tenho 14 anos. sou simpática, divertida, gosto de conhecer pessoas. este blogue é feito para as aulas de área de projecto.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Língua Portuguesa

“O meu 1º baile”, de Sophie de Mello Breyner”

Como uma rapariga descalça a noite caminhava leve e lenta sobre a relva do jardim. Era uma jovem noite de Junho, a primeira noite de Junho. E debruçada sobre o tanque redondo ela mirava extasiadamente o reflexo do seu rosto.

Do jardim via-se a casa, uma casa grande cor-de-rosa e antiga que, toda iluminada nessa noite de festa, espalhava no jardim luzes, brilhos, risos, musica e vozes. A luz recortava o buxo dos canteiros e a música misturavam-se como baloiçar das árvores.

Pelas janelas abertas avistavam-se se pares dançando e vestidos claros de raparigas, vestidos que flutuavam entre os passos e os gestos. Vultos de namorados passavam entre as cortinas e vinham-se apoiar no peitoril das janelas, inclinados sobre a noite. Às vezes um riso mais agudo cortava, como um pequeno punhal, a água lisa do tanque.

Vistas do jardim essas coisas pareciam feéricas e irreais. Delas subia, perante a alegria serena da noite, uma alegria rápida e agitada, desgarrada e passageira, um pouco triste e cruel.

 Mirava - encarava; observava; espreitava.

 Extasiadamente - em êxtase; maravilhosamente.

 Buxo - planta arbustiva que fornece madeira muito dura

 Peitoril - parte inferior da janela que serve de apoio as pessoas

 Feéricas - relativo a fadas; mágicas; fantásticas; encantadoras; maravilhosas.

 Desgarrada - sem amarras

Geografia

Como se distribui a população no mundo?

A população mundial encontra - se repartida por quase toda a superfície terrestre. No entanto, cerca de 80% da população mundial vive em apenas 10% da superfície terrestre e mais de 90% da população mundial vive a Norte do Equador.

Toda esta população, denominada população total ou absoluta, ultrapassa os seis milhões de habitantes, que se concentram a áreas atractivas e que correspondem á ecúmena.

Estas áreas atractivas situam – se essencialmente no litoral e nas grandes cidades, e em alguns países que reúnem condições favoráveis à existência de focos populacionais. Assim, só nos vinte e três países mais populosos do Mundo (de um total de mais de duzentos países) estão concentrados mais de mil milhões de pessoas.






O crescimento natural do Mundo:

O elevado crescimento populacional tornou – se um facto preocupante, tendo em conta os recursos que o nosso planeta pode oferecer.

Até meados do século XIX este crescimento foi muito lento, apresentando uma subida sem precedentes durante a segunda metade do século XIX, devido a factores como a melhoria das

Condições de vida e de higiene. No século XX, a população cresceu a um ritmo tal que este aumento ficou conhecido por explosão demográfica.

O crescimento natural e as taxas de crescimento natural aumentaram, em geral, embora apresentem desequilíbrios nas várias regiões da terra.

A situação demográfica actual dos países desenvolvidos apresenta:

Crescimento zero ou menus negativo;

Taxas de crescimento natural negativas, nulas ou muito baixas;

Envelhecimento da população;

Nos países em desenvolvimento, a situação é bem diferente:

O crescimento elevado;

Taxa de crescimento natural elevada;

População jovem predominante;